No dia 2 de setembro, durante o Painel Telebrasil 2025, a Datami trouxe ao centro do debate uma provocação essencial: como transformar a infraestrutura já existente das operadoras em plataformas de valor e inclusão digital?

Em sua apresentação, José Fernandes Junior, CEO da Datami e membro do conselho da Cleartech, destacou que o mercado de telefonia móvel brasileiro enfrenta uma saturação com 121 acessos para cada 100 habitantes, o crescimento em número de clientes já não é viável. A saída? Monetizar a infraestrutura existente com serviços digitais e dados patrocinados.
💡Entre os cases de sucesso apresentados, dois chamaram atenção:
- SOS Digital: substituição dos antigos call boxes em rodovias por soluções conectadas, que agilizam o atendimento e reduzem custos operacionais.
- Data Rewards 2.0: distribuição de pacotes de dados patrocinados via aplicativo, inicialmente voltado à educação, com potencial para diversos setores.
E o impacto vai além das fronteiras brasileiras. No México, o Banco Azteca passou a patrocinar os dados móveis de seus clientes das classes C, D e E para acesso ao app da instituição. Resultado? +21% em acessos únicos, +150% no consumo de dados e maior satisfação dos usuários

A fala da Datami reforça que dados patrocinados não são apenas uma estratégia de marketing são uma ferramenta de inclusão, fidelização e eficiência operacional.
